5 lições do dia a dia para evitar problemas com sua caixa d’agua

4 maio 2016
20626 Visualizações

Geralmente instaladas em lugares com pouco acesso, as caixas d’águas ficam esquecidas, mas a manutenção correta delas e de seus sistemas internos de abastecimento de uma casa são de suma importância e pode ajudar na economia familiar.

Com a manutenção correta os vazamentos são evitados, o que reduz os valores das contas d’água.

O conjunto completo de abastecimento é composto pela caixa d’água, encanamento e hidrômetro, e eles devem receber atenção periódica dos proprietários.

Existem diversos inimigos deste sistema, que vão desde problemas com a boia, passando por vazamentos e hidrômetros muito antigos.

E há também o problema relacionado à limpeza das caixas d’águas, principalmente aquelas que ficam instaladas do lado de fora das residências que merecem uma atenção redobrada nesse aspecto.

Caixas d’águas podem criar limo e precisam ser higienizadas periodicamente, além disso, uma caixa d’água suja pode comprometer o sistema da mesma e até mesmo acarretar sérios problemas de saúde para os residentes da casa.

E pensando nisso, em maneiras de evitar problemas com sua caixa d’água que elaboramos esse artigo, com cinco dicas de como evitar esses problemas.

miolo-post

Manutenção da caixa d’água, cinco dicas valiosas a serem seguidas.

Inspeção cuidadosa na residência — muitas vezes o valor de nossa conta de água aumenta e sem motivos aparentes, uma vez que o uso é sempre o mesmo. Se isso está acontecendo vale a pena conferir a sua caixa d’água e todo sistema de tubulação, por quê? Pois pode haver rachaduras, tanto na caixa como nos canos ligados a ela, e isso causa vazamentos o que leva ao aumento do consumo mensal e faz com que o valor da conta suba. Fiquem sempre atento, paredes úmidas indicam vazamentos.

Preste atenção na boia de mediação — as boias de mediação possuem um sistema bastante simples, mas que pode apresentar sérios transtornos caso não esteja funcionando de forma correta. A boia controla a abertura e o fechamento d registro de abastecimento da caixa d’água, quando a caixa está vazia a boia baixa e o registro de fornecimento é aberto e assim que a caixa enche ela sobe e o registro é fechado e quando a boia não está funcionando corretamente, a caixa fica sempre recebendo água, o que aumenta o consumo e pode até mesmo derramar. E a boia não custa caro, vale a pena à troca em caso de mau funcionamento.

Mantenha sua caixa d’água tampada — esse cuidado evita que caia sujeira dentro dela, o que pode ser levado ao encanamento e prejudicar a passagem da água.

Faça limpezas periódicas na sua caixa d’água — O primeiro passo é retirar toda a água que está dentro da caixa d’água e em seguida escovar em bem seu interior tomando muito cuidado para que a sujeira saia por completo. Em hipótese alguma use produtos químicos como: Desinfetante, sabão em pó, sabão liquido e coisas do tipo para a limpeza de sua caixa d’agua, pois esses produtos são prejudiciais a nossa saúde.

Depois de feito todo o processo dito anteriormente, adicione uma média de 20 cm de água e despeje dois litros de água sanitária, dessa maneira é feita a esterilização da mesma, deixando sua caixa d’agua limpa, higienizada.

Hidrômetro — esses equipamentos também precisam de manutenção, com o passar do tempo eles vão enferrujando e perdendo a funcionalidade, com um aparelho novo, a caixa d’água verificada com as dicas anteriores, todo o seu sistema está protegido, e os problemas com sua caixa d’água e o alto consumo de água serão evitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *