Os perigos do Chicungunha e como se proteger

14 março 2015
2254 Visualizações

Com a chegada do verão e as chuvas devemos nos prevenir contra vetores que prejudicam nossa saúde, como o chicungunha. Prevenção é tudo!

Chicungunha x Dengue

Chikungunya ou Chicungunha, apelidado pelo brasileiro, significa pessoa curvada e é uma doença viral aguda transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue. Tem quadro clínico semelhante ao da dengue, com febre e dor de cabeça, mas diferentemente da dengue, onde há dor muscular generalizada, na febre Chicungunha, há dor articular intensa. Ambas são doenças febris agudas. A principal diferença é que na dengue, a dor é principalmente muscular, enquanto que na Febre Chicungunha, a dor é principalmente articular é intensa que a pessoa fica curvada. Além disso, a Chicungunha apresenta menos complicações hemorrágicas do que a dengue, mas pode evoluir com dor articular crônica, às vezes incapacitante, com duração de até três anos em alguns casos. A febre Chicungunha não tem mortalidade como na dengue, mas pode levar a quadros mais prolongados de doença. (Febre Chicungunha é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus).

Como se previnir da Chicungunha

Os cuidados para se prevenir da Chicungunha são os mesmos recomendados para a caso da dengue: usar repelente e eliminar os focos do mosquito, se protegendo, assim, da picada.

A prevenção está relacionada a medidas para redução da chance de picadas pelos mosquitos infectados. Assim, o uso de repelentes, calças e blusas de mangas compridas e telas mosquiteiros ajudam no sentido de reduzir a chance de infecção nas áreas de risco.

Neste sentido, seguem algumas dicas gerais de prevenção:
– Use repelente (em locais onde você está sujeita a picadas);
– Use calças e blusas de mangas compridas (em locais onde você está sujeita a picadas);
– Use telas mosquiteiros;
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Não acumule vasilhames no quintal;
– Verifique se as calhas não estão entupidas;
– Coloque areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que visem a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

miolo-post

Sintomas da Chicungunha

A maior parte das pessoas infectadas apresenta sintomas, após período de 3 a 7 dias, há início súbito de febre e dor articular difusa. A dor articular pode ser muito intensa a ponto de limitar as atividades do dia a dia.
Outros sintomas, ainda de acordo com os médicos infectologistas, são:
– Dor de cabeça;
– Conjuntivite;
– Náuseas e vômitos;
– Artrite;
– Erupção na pele.

Diagnóstico da Chicungunha

O diagnóstico é feito através da detecção do vírus por meio do exame de PCR (Proteína-C Reativa, um exame que mede inflamação) ou pela sorologia que, como na dengue, positiva no final da primeira semana de doença.

 

Para se manter protegido, conte sempre com a Inset system,. Acesse nosso site e faça já um orçamento grátis.