Como combater os insetos na época das chuvas

18 janeiro 2017
8502 Visualizações

Telas e inseticidas são as proteções mais procuradas.

Basta começar a chuva e lá estão eles. Os bichinhos voadores se escondem embaixo do tapete, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo. Nesse grupo, estão as mariposas, os cupins, as joaninhas, os besouros e os gafanhotos.

Quando chega a época fria do ano, os insetos procuram ambientes fechados. Para dificultar a entrada deles em casa, a dica é manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da tarde. Prepare-se: é tempo de ruídos, zumbidos e picadas.

Mas o que fazer contra essa invasão de bichos alados? É possível evitar as visitas desses insetos fechando a janela das 17h às 21h. Nesse horário, eles estão mais ativos. Mas entre os meios mais procurados para manter os insetos longe, estão os inseticidas e as telas de nylon que as pessoas instalam nas janelas e até nas portas. Não custa tentar, não é mesmo?

Fui picado. E agora?

Os insetos incomodam bastante e estão em todos os lugares mas, além do incômodo, quem tem alergia a picadas deve ter cuidado redobrado.

“Normalmente, as pessoas ao serem picadas desenvolvem dor no local e uma reação pequena. Se o indivíduo for alérgico, pode desenvolver uma reação local, com inchaço e vermelhidão. Se for muito alérgico pode ter até um choque anafilático”, explica a dermatologista Luciane Prado.

Ainda segundo a médica, não se deve coçar o local das picadas. “Quando coça você espalha o veneno e aumenta o inchaço. O ideal é lavar com água e sabão neutro, colocar uma compressa fria no local. Se não resolver, procure uma assistência médica para usar um antialérgico.”

miolo-post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *