Como é o processo de dedetização

11 janeiro 2017
12435 Visualizações

A dedetização é o método mais eficaz e seguro para combater diversas pragas que infestam a nossa casa. O processo pode ser realizado de três maneiras: pulverização, aplicação de gel e pó químico. A escolha do tipo de dedetização a ser feita depende do inseto a ser combatido.

No entanto, para dedetizar um ambiente é preciso muita precaução. Não é nada seguro fazer o trabalho por conta própria, nem sair contratando a primeira empresa que aparece. Para evitar qualquer risco de intoxicação, é fundamental contratar apenas dedetizadoras autorizadas pela Vigilância Sanitária, pois elas passam por constantes cursos de aperfeiçoamento e reciclagem que reduzem praticamente a zero as chances de intoxicação para pessoas e animais domésticos.

Por que fazer dedetização

Dedetização é o processo que assegura a higiene dos ambientes e garante o bem estar das pessoas que frequentam estes locais: casas, prédios, restaurantes, hospitais, lojas, supermercados, entre outros. Por meio da dedetização é possível manter os grandes centros urbanos livres de pragas que são perniciosas para a saúde humana.

A convivência do homem com insetos sempre causou ansiedade e aversão. São muitas as pragas urbanas que aprenderam a viver no mesmo ambiente dos humanos, se alimentando de seus restos de comida e de alimentos deixados expostos ou pouco protegidos. Além dessa desagradável competição, as chamadas pragas urbanas também estão associadas a diversas doenças que afetam diretamente o homem.

Quando fazemos dedetização é preciso sair do local?

Quando realizamos um serviço de pulverização é necessário que as pessoas se ausentem da residência por um período mínimo de 4 horas. Quando aplicamos géis – baraticida ou formicida – não é preciso que as pessoas saiam do local. Da mesma forma, na desratização e na limpeza de caixas d´água não há necessidade que ninguém se retire do ambiente.

Quanto tempo após a aplicação posso voltar para a casa?

Em condições normais, após 4 horas as pessoas já podem retornar ao local. Em locais onde existirem crianças abaixo de 2 anos, idosos acima de 65 anos e animais de estimação, é necessário que as pessoas fiquem ausentes por 8 horas. Algumas raças de cachorros são mais sensíveis aos produtos químicos e orientamos que estes permaneçam fora de casa durante 48 horas.

Verão: mais procura por dedetização

Os períodos mais quentes do ano, como a primavera e o verão, favorecem o aparecimento das pragas e o processo de eliminação deve ser intensificado nesta fase.

De forma geral, insetos, ratos e demais pragas migram para locais de grande densidade urbana à procura de alimento e abrigo. Muitas vezes essa busca é facilitada pelo próprio homem, quando, de forma equivocada, deixa os ambientes sujos ao depositarem lixo em locais inapropriados.

A atuação dessas pragas transmite uma infinidade de problemas para a saúde humana. Entre as principais doenças estão a leptospirose, a dengue, febre amarela, intoxicações que, em alguns casos, pode até levar ao óbito.

Tipos de dedetização

1 – Pulverização ou Aspersão

Na dedetização com pulverização é feita a aspersão de um inseticida que é emulsionado em uma solução líquida. O inseticida tem um odor de nível fraco e grau tóxico reduzido. Esse procedimento atua de forma combativa diante de baratas (especialmente as da espécie Periplaneta Americana), pulgas, aranhas, escorpiões, traças, escorpiões, carrapatos, entre outros insetos.

A pulverização tem efeito residual (por um tempo prolongado) e desalojante (obriga o inseto a abandonar o seu esconderijo), sendo assim, bastante eficiente. Além disso, possui o efeito “Knockdown”, ou seja, elimina a praga de forma imediata, evitando que o inseto ou animal possa perambular pelo local da dedetização. Essa é considerada uma das mais antigas e comuns técnicas de dedetização.

2 – Aplicação de pó químico (Polvilhamento)

O procedimento de dedetização conhecido como polvilhamento é realizado com a aplicação de um inseticida que tem a consistência de um pó. O produto possui odor e nível tóxico reduzido. Além disso, o seu efeito na praga é residual.
De uma forma geral, o polvilhamento é bastante eficaz em locais como esgoto e dutos de água, pois combate as baratas que se proliferam nesses lugares, especialmente a barata Periplaneta Americana.

3 – Gel inseticida

Em determinados casos, o método com aplicação de gel pode ser efetuado por meio de uma pistola especial ou uma seringa.
É um processo sem odor, de caráter residual e atua nas pragas após a ingestão direta ou indireta. A aplicação em gel é indicada no combate a várias espécies de formiga, bem como baratas, especialmente as da espécie Blatella Germanica.

miolo-post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *