Os cuidados necessários para não ter dengue na gestação

28 dezembro 2016
2063 Visualizações

Atenção para a criança não nascer infectada.

A dengue ainda é um grave problema no Brasil e, com as altas temperaturas no verão, os riscos aumentam cada vez mais.
Se todos nós devemos tomar cuidado, as gestantes precisam redobrar a atenção. Durante a fase da gestação a mulher fica com a imunidade mais baixa e está mais propensa a contrair doenças. Se for contaminada com dengue e os cuidados não forem tomados a tempo, os danos podem ser graves para a mãe e para a criança.

Para entender melhor quais os efeitos da doença na vida da mãe e da criança, vamos explicar o que a dengue pode fazer com uma gestante:

Nos primeiros meses da gestação

Se houver alguma mulher grávida na residência, é de extrema importância que todos os focos do mosquito sejam eliminados.

Caso a gestante contraia a doença nos primeiros meses da gravidez existe a chance de aborto.

Se a doença for contraída no meio da gestação, a dengue não é transmitida para o feto nem compromete seu desenvolvimento, porém pode levar a um parto prematuro. Nessa situação também há riscos para mãe e é preciso tomar todos os cuidados para evitar hemorragias, problemas no fígado e convulsão.

Nos meses finais

Se a gestante pegar dengue nos meses finais da gravidez, pode ocorrer a transmissão vertical, ou seja, a doença da mãe passa para o bebê através da placenta. Nesse caso a criança nasce com dengue e precisa ser tratada.

Por isso é tão importante que o combate a dengue seja intensificado. Como não há vacinas de prevenção ou medicamentos, a forma mais eficiente de se lutar contra a doença e evitar o criadouro de mosquitos.
Use repelentes, telas para mosquitos, inseticidas e, se você observar sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, manchas pelo corpo, dor atrás dos olhos, nas articulações e musculares, procure um médico.

A princípio o tratamento para gestantes é o mesmo: repouso e beber muita água. Jamais se automedique, procure um médico e tome apenas o que ele receitar.

Garanta a sua saúde e de sua família. Combata à dengue eliminando água parada em pratos de plantas, pneus, ou qualquer outro lugar com água empoçada. Tampe bem as caixas d’água e verifique calhas.

A Inset System é uma empresa experiente, que ajuda a eliminar os focos do mosquito e contribui para que o aedes egypt fique bem longe de você e de sua família. Entre em contato conosco hoje mesmo e proteja a sua saúde.

miolo-post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *