O que é Dengue? Conheça os sintomas e tratamentos

12 julho 2017
2041 Visualizações

Todo o verão é a mesma coisa: os números de contaminação e entradas em hospitais decorrentes da Dengue são sempre assustadores! Entretanto, de acordo com um estudo feito por acadêmicos do RJ, RN e SP, citado na matéria da Folha, o combate à proliferação dessa doença deve ser feito o ano todo. É óbvio que durante o verão, as chuvas recorrentes produzem muito mais ambiente para as larvas do mosquito se desenvolverem. No entanto, elas não são muito exigentes: numa coluna de apenas 10mm de água, já pode ocorrer todo o seu processo de desenvolvimento.

O papel do mosquito

Mas o que é exatamente a dengue? É uma doença que, apesar de comum, é muito séria e perigosa. Os sintomas são causados por uma infecção por um vírus, que é transportado pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto passa a carregar consigo o tal vírus quando pica alguma pessoa que já estava infectada pela doença. Conforme explica o site da Fiocruz, o Aedes aegypti só passa a infectar outras pessoas a partir de 10 dias, quando o vírus entra em suas glândulas salivares. A contaminação ocorre exatamente no contato da saliva contaminada do vetor com o sangue da vítima.

Sintomas: Febres e dores no corpo

Embora haja quatro variações de vírus da dengue, o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, os sintomas da doença não variam muito. Geralmente as pessoas infectadas têm febre alta, dores de cabeça e nas articulações, além de cansaço e indisposição. Caso haja reincidência da doença, o quadro pode “evoluir” para a dengue hemorrágica (derivação muito perigosa da doença). Os sintomas são similares, mas ocorrem hemorragias, sangramentos leves (como na gengiva) e outros mais graves, como no trato gastrointestinal e dentro do crânio. Esses sangramentos são causados por lesões nas veias decorrentes do processo infeccioso da dengue.

Como tratar a dengue?

“A prevenção é a única arma contra a doença”, de acordo com o Dengue.org. Para combater a proliferação da doença, deve-se dificultar o desenvolvimento das larvas do mosquito. É importante, por isso, evitar a água parada. Não se esqueça de desentupir as calhas da sua casa, tampar bem recipientes como garrafas e barris e também de limpar a sua caixa d’água (sabe como fazer isso? Veja nosso post da semana passada! LINK). Para saber de outras formas de se livrar do mosquito da dengue, clique aqui.  

É importante que você vá ao médico o mais rápido possível, caso tenha os sintomas que descrevemos aqui. O diagnóstico pode demorar um pouco (3 a 4 dias), porque depende do resultado de um exame de sangue específico.

A medicação geralmente atua nos sintomas e não na causa da doença. E um dos principais remédios é hidratar-se regularmente, como forma de evitar complicações mais sérias. De acordo com essa matéria do G1, deve-se beber água para repor o líquido retirado dos vasos sanguíneos pela doença.

Em relação a doenças potencialmente perigosas como essa, informação nunca é demais. No nosso blog você encontra outros posts sobre o mosquito e sobre as doenças causadas por ele. A forma mais eficaz de acabar com os logradouros de mosquitos da Dengue na sua casa é a busca de profissionais especializados. Conheça as soluções da Inset System para sua casa, prédio ou escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *