Por que os mosquitos adoram aparecer no verão

15 março 2017
18297 Visualizações

É só a temperatura subir e olha eles zumbindo na nossa orelha, interrompendo o nosso sono! De nada adiantam raquete elétrica, repelente, ventilador, nada nos devolve a paz de uma noite tranquila.

“Pernilongo” ou “muriçoca” são os nomes populares dados aos mosquitos da família culicidae. Os mais conhecidos são o Aedes aegypti, transmissor da dengue -, o Anopheles sp, vetor da malária – e o Culex , pernilongo caseiro.

Onde os mosquitos se escondem no inverno?

Mas aí vem a pergunta: por que esses insetos indesejados só aparecem no calor? Onde eles se escondem durante o inverno e nos dias mais frios?

A maioria morre, pois não suportam as baixas temperaturas. Basta chegar aos 15º e eles já estão condenados! Os poucos sobreviventes reduzem suas atividades. As fêmeas, por exemplo, diminuem a produção de ovos e evitam sair voando para economizar energia e manter o próprio corpo aquecido. O mesmo acontece com os machos, que ficam nos abrigos à espera de um clima mais favorável.

Já o clima quente e as chuvas favorecem o desenvolvimento em todos os estágios do mosquito.

Para se ter uma ideia, um pernilongo vive de um a três meses. Até se transformar em adulto, o mosquito passa por três fases: ovos (24 horas) que são depositados em água cheia de material orgânico, larvas (7 dias) e pupa (24 horas).

Inset System: Solicite um orçamento

Saiba mais sobre esses insetos que você vai eliminar com a nossa ajuda.

1. É verdade que os mosquitos machos não picam?

Sim, só as fêmeas picam. Elas precisam de alguns nutrientes que estão no sangue, como o ferro, para maturar os ovos. Uma fêmea da espécie Culex (pernilongo caseiro) põe aproximadamente cem ovos de cada vez. Enquanto elas saem à caça, os machos ficam ao redor dos criadouros ou perto de arbustos alimentando-se do açúcar presente nas seivas das plantas.

2. O que provoca o zumbido que ouvimos?

Nada mais é que o som das asas do mosquito, que chegam a bater 300 vezes por segundo.

3. Por que os mosquitos preferem picam algumas pessoas e não outras?

Sabemos que os pernilongos são atraídos por fatores como a presença de dióxido de carbono, que exalamos sempre que respiramos, e outras substâncias químicas, como o ácido lático, presente no suor. E é justamente o suor que libera os odores que atraem os insetos. Quanto mais esses cheiros são liberados pelo corpo, mais os insetos serão atraídos.

4. Por que os mosquitos ficam próximos da cabeça?

Eles costumam ficar próximos da cabeça justamente por haver uma maior concentração de dióxido de carbono, eliminado com a respiração.

5. Por que esses insetos costumam atacar em locais escuros ou à noite?

Os mosquitos enxergam melhor em ambientes com menos luz. Assim, à noite, fica mais fácil localizar os alvos. A brisa pode atrair picadas, pois dissemina CO2 e odores pelo ambiente. Já o ventilador pode atrapalhar a estabilidade do inseto durante o voo.

6. E por que as picadas coçam tanto?

Após ultrapassar a primeira camada da pele, o pernilongo procura um vaso sanguíneo onde consiga sugar o sangue. Enquanto puxa o sangue, ele injeta na pele enzimas anticoagulantes e anestésicas. Para se defender, o sistema imunológico começa a enviar células para o local e esse “combate” resulta inchaço, vermelhidão e coceiras.

Fonte: Uol Notícias

Inset System: Orçamento grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *