A prova fundamental de que podemos vencer o Zika Vírus

18 maio 2016
1361 Visualizações

De acordo com a Organização Mundial de Saúde — a OMS — os casos de microcefalia em bebês estão diretamente ligados ao Zika Vírus.

A hipótese foi levantada pelas autoridades brasileiras no setor de saúde, isso depois de se observar uma grande quantidade de casos detectados até o mês de outubro de 2015. Os dados foram tão alarmantes que assustaram mulheres grávidas em todo o país.

Mas não é apenas isso, pessoas que são contaminadas pelo Zika Vírus, relatam que os sintomas são muito mais fortes do que os sintomas da dengue.

E um ponto que assustou ainda mais esses profissionais de saúde é que aparentemente esse vírus pode ser transmitido até mesmo através de uma relação sexual sem proteção.

O Zica vírus é um arbovirus, isso significa que ele é um vírus transmitido por artrópodes (insetos), e no meio hospitalar ele é conhecido pela sigla ZIKV, e tem parentesco com outros causadores de outras doenças, como a dengue, por exemplo.

Esse vírus é originário da floresta Zika, na Uganda e aqui no Brasil ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo agente transmissor da dengue.

Os sintomas do Zika Vírus são:

  • Dores intensas nas articulações
  • Inchaços nas mãos e nos pés.
  • Febre baixa
  • Manchas vermelhas espalhadas por todo corpo
  • Dores nos fundos dos olhos
  • Coceira frequente na pele
  • Olhos vermelhos
  • Dores musculares
  • Distúrbios digestivos

Há tratamento para essa doença, mas as medicações apenas aliviam esses sintomas, e não há no mercado nenhuma vacina contra a doença então o combate tem que ser na fonte, é preciso erradicar o mosquito de nossas vidas.

Os dados são sim alarmantes e a única forma de se vencer o Zika Vírus é a mobilização para evitar que o mosquito se reproduza.

E quanto a isso uma verdadeira operação de guerra está sendo montada. Para combater a proliferação do Aedes aegypti algumas atitudes precisam ser tomadas e a população tem um grande papel nessa batalha.

 miolo-post

5 dicas de como combater o Zika vírus

 

  1. Evite o acúmulo de água parada — o mosquito transmissor do Zika vírus se reproduz em água limpa e parada, por esse motivo é de extrema importância na luta para combater esse inseto manter os nossos quintais sempre limpos: livre-se de garrafas pets, coloque as garrafas de vidro de cabeça para baixo, livre-se de pneus, e retire as águas dos pratinhos de vasos de plantas que possam acumular água parada, desta forma o mosquito não terá local para botar seus ovos.
  2. Use repelente — passar repelente também é uma forma de afastar o mosquito e evitar sua picada, e deve ser usado principalmente por mulheres grávidas.
  3. Use roupas compridas — cubra o máximo possível de corpo. Sabemos que no calor essa técnica é um pouco complicada, mas sempre que puder use calça comprida e blusas de manga. Quanto mais partes cobertas menores as chances de picadas.
  4. Deixe sua casa à prova de mosquito — nossa parte na luta para o combate do Zika vírus é a proteção de sua residência. Use telas nas janelas, mantenha as portas fechadas, usar diversos tipos de inseticidas, em aerossol, ligados na tomada e se possível for, durma com um mosqueteiro.
  5. Cuidado com o lixo — seu lixo pode acumular água parada, por isso tenha muito cuidado ao armazená-lo, lacre bem os sacos plásticos.

O Zica vírus pode ser vencido? Pode sim, e a única forma de conseguir isso é afastando essa epidemia de nossas vidas através da prevenção, e isso depende de cada um de nós. Se fizermos nossa parte o mosquito não irá se produzir e venceremos o vírus Zika.

Para se manter protegido, conte sempre com a Inset system,. Acesse nosso site e faça já um orçamento grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *