Saiba a importância de manter sua caixa d’gua higienizada

Manter nossa casa limpa e bem cuidada inclui não só a parte interna da mesma. Para ser um ambiente saudável é necessário se preocupar com todo o conjunto do seu lar, como quintal, áreas de serviço e tudo mais. E entre esses cuidados estão o de manter sua caixa d’agua limpa e higienizada.

Mesmo que a água que você e sua família consumam não venha dessa caixa d’agua, ou que seja filtrada ou fervida antes do consumo é preciso mantê-la sempre limpa e bem higienizada a fim de prevenir doenças e o longe de insetos propagadores de diversos males.

Uma caixa d’agua sem estar bem higienizada podem ocasionar vários transtornos como: entupimentos por causa da sujeira que vai se acumulando no fundo da mesma, o aparecimento de algas que são capazes de liberar toxinas e a proliferação de bactérias e protozoários que podem provocar sérios problemas à saúde de quem consume essa água.

Evite a criação proliferação de mosquitos e insetos

Atualmente o Aedes Aegypti tornou-se um grande vilão, pois transmite a dengue e outro tipo de doença que podem levar à morte, e ele se prolifera em lugares que tenham água parada, por esse motivo além de manter sua caixa d’agua sempre limpa e bem higienizada é importante mantê-la fechada.

Bactérias

Muita gente acha que pelo fato de não consumir a água da caixa d’agua não é importante mantê-la limpa e higienizada, mas não é verdade. Bactérias podem ser prejudiciais à sua saúde através do banho, lavagem de roupa ou louças e muito mais.

Evite a formação de lodo

Nada mais nojento do que estar tomando banho ou lavando algo e ver aquele lodo descendo pela torneira, além disso, isso também é prejudicial à nossa saúde, e mantendo sua caixa d’agua sempre limpa e higienizada com limpezas regulares isso pode ser evitado.

Higienizando a Caixa D’Agua

Mas se você não sabe como fazer a limpeza de sua caixa d’agua, não se desanime, vamos te auxiliar. Uma higienização eficaz da sua caixa d’agua deve ser feita da seguinte maneira:

O primeiro passo é remover toda a água que fica ali presente e em seguida escovar em bem seu interior tomando muito cuidado para que a sujeira ali presente escape e vá pra a sua tubulação.

Em hipótese alguma faça uso de produtos químicos como: Desinfetante, sabão em pó, sabão líquido e coisas do tipo para limpar sua caixa d’agua, pois esses produtos são prejudiciais a nossa saúde.

Depois de feito todo o processo dito anterior, adicione uma média de 20 cm de água e despeje dois litros de água sanitária, dessa forma é feita a esterilização da mesma, deixando sua caixa d’agua limpa, higienizada.

A limpeza de sua caixa d’agua deve ser feita periodicamente sempre que reparar que a mesma está suja ou no mínimo de três em três meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *