5 dicas para evitar um foco de zika virus em sua casa

23 março 2016
1777 Visualizações

O Zika vírus é uma das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, além do Zika o mosquito transmite também a dengue e a chikungunya, e melhor forma de evitar que esse mosquito se reproduza é a prevenção, e isso deve começar dentro de casa.

O Aedes Aegypti se reproduz na água limpa e parada e os maiores focos de ovos desse mosquito é encontrado nos quintais residenciais.
Nesse artigo, separamos cinco dicas de como evitar o foco do mosquito em sua casa, e assim evitando as doenças por ele transmitidas, como é o caso do Zika Vírus, vamos conferir?

miolo-post

Zika Vírus — como evitar o foco do mosquito Aedes Aegypti em cinco dicas.

  1. Eliminar água parada — é o primeiro e mais importante passo na luta contra o mosquito que transmite a dengue e o Zika Vírus. Ele precisa de água parada para botar seus ovos, e todo e qualquer lugar que possa acumular água poderá virar um foco da doença. E isso inclui: vasos de plantas que acumulam água no prato, potes de água de animais de estimação, garrafas pets, pneus, caixa d’água sem tampa. Todos esses recipientes devem ser monitorados diariamente, e sempre mantidos de cabeça para baixo. Todo lugar com água parada é uma oportunidade para o mosquito se reproduzir, e é preciso todo cuidado para evitar esse tipo de acumulo de água no quintal de sua casa.
  2. Use repelente — isso vai te ajudar a evitar ser picado pelo mosquito que transmite o Zika Vírus, se o local onde mora tem apresentando vários casos da doença o uso do repelente torna-se fundamental para evitar ser picado pelo mosquito, principalmente para s mulheres gestantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, crianças que a mãe teve a doença durante a gravidez nasceram com microcefalia.
  3. Use roupas compridas — essa medida é orientada por especialistas, principalmente para mulheres grávidas, como já citamos aqui são as que mais se prejudicam com a doença, não só elas, mas os fetos também. Quanto menos partes do corpo expostas, menor o risco, calças compridas e blusas de mangas ajudam a evitar a picada do mosquito, sabemos que em tempos de calor essa medida é muito difícil de ser seguida, mas se for para evitar um mal maior, como é o caso de microcefalia o esforço vale a pena.
  4. Deixe sua casa “à prova de mosquito” — os especialistas recomendam que as pessoas durmam atrás de barreiras físicas, como: portas fechadas, telas para mosquitos nas janelas ou janelas bem vedadas, a noite um mosquiteiro também pode oferecer proteção extra na luta para evitar o Zika Vírus. Vale sempre lembrar que o ataque do mosquito é sempre maior durante o dia, então vale sempre estar protegido. Sistemas de repelentes que são ligados às tomadas e alguns de nebulização de mosquitos que borrifam inseticidas podem ajudar também. A vela de citronela também ajuda a afastar o mosquito.
  5. Lixo — O cuidado com o lixo doméstico deve ser tratado com muita atenção, na luta contra o mosquito transmissor do Zika Vírus. O lixo que produzimos pode se transformar um terreno fértil para os mosquitos em nossa casa, por ser fácil de acumular água. O alerta dos especialistas nesse caso é que precauções extras sejam tomadas no manuseio do lixo, além disso, é importante sempre manter o seu lixo em sacos plásticos e lacrados e ser possível, ter uma lixeira externa com tampa, assim o acumulo de água é evitado.

O Brasil declarou uma verdadeira guerra contra o mosquito que transmite a dengue e o Zika vírus, e a nossa participação é muito importante para evitar que ele se reproduza e cause mais danos, mantenha sua casa, seu quintal sempre limpos e juntos venceremos essa batalha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *