Tenha cuidado com os novos transmissores de Zika vírus

7 setembro 2016
1972 Visualizações

As grandes cidades e metrópoles têm sido atingidas nos últimos séculos por inúmeras formas de doenças, por isso existe uma busca muito grande para conter as grandes epidemias que estão consumindo a população saudável e ativa das cidades e regiões.

Mas com certeza nenhuma tem dado tanto alvoroço se não o Zika vírus que teve origem no foco de outra grande doença a dengue e tem dado muito trabalho no seu controle uma vez que regiões tropicais favorecem a propagação do seu agente transmissor.

Existem formas de combater este vilão de nossas casas a dedetização e a limpeza pode ter bons efeitos quanto a proliferação do mosquito ainda mais se sua região for muito quente e que freqüentemente chove gerando criadouros do mosquito.

Mas antes precisamos entender o que é e como combater ao zika vírus confira!

Mas o que é o Zika Vírus?

Para entendermos melhor como funciona o contagio pelo zika virus é necessário saber que tudo acontece através do mesmo mosquito Aedes Aegypti, mas originalmente o primeiro caso de Zika aconteceu na áfrica em 1947, mas desde esse dia tem se alastrado pelo mundo cruzando os continentes.

O mesmo Aedes Aegypti ainda é responsável pala transmissão de dengue e chikungunya, seu ciclo de transmissão e sobrevivência é relativamente simples acorrendo da seguinte maneira a fêmea deposita seus ovos em água que logos depois se transformam em larvas tendo este ciclo por 1 semana, depois disto se transformam em mosquitos prontos para picar, em geral um mosquito adulto vive 45 dias e os sintomas do zika só começam a surgir depois de 12 dias.

Existem novos transmissores de Zika?

Um estudo da fundação Osvaldo Cruz aponta que existe um novo possível transmissor de Zika Vírus e que esta muito mais próxima e tem fácil, sim estamos falando do Culex conhecido como pernilongo ou muriçoca.

Fato é que nas regiões metropolitanas as populações de pernilongos são muito maiores e mais constantes, existem fortes indícios de que o pernilongo também possa ser um agente viral do Zika alguns estudos ainda estão sendo feitos, mas as possibilidades são altas.

Nas amostras coletadas pelos cientistas foram introduzidos sangue contaminado com o vírus para que se acompanhasse o desenvolvimento dentro de um ambiente controlado, onde serão extraídos intestino e glândula salivar que conseqüentemente podem barrar a doença, caso encontre indícios do vírus nas glândulas automaticamente o mosquito é identificado como vetor.

miolo-post

Como combater os focos de epidemia

O acumulo de água parada são os principais focos de criação do mosquito transmissor desta forma evitar estes focos de reprodução do vetor é muito importante, aliado a uma boa dedetização são os melhores meios de garantir que sua casa não seja invadida por algum mosquito contaminado.

Evite acumulo de água

Os mosquitos depositam seus ovos em água limpa, mas que não necessariamente precisa ser potável desta forma jogue fora pneus e outros recipientes, caso seu quintal acumule muita água formando poça tenha sempre em mãos uma boa equipe dedetização para que sem pré se mantenha sempre livre de focos de criadouro.

Seja consciente ao acumular seu lixo

Não despeje lixos em qualquer lugar deixando amostra possíveis criadouros dos mosquitos e não somente isso o lixo pode obstruir as bocas de lobo deixando propicio para as enchentes, sem contar a infestação de ratos e baratas por isso alem de todos estes cuidados tenha sempre em mão o telefone de uma boa equipe de dedetização mais próximo para que todos os cuidados possam ser tomados.

Ser consciente de tudo em você afeta o meio em que vive e aprender a respeitar o espaço do outro ajudando e contribuindo para o bem estar comum, assim sua casa seu bairro e pais estarão seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *