Por que você sente coceira quando leva uma picada de pernilongo (e como se livrar dela)?

19 julho 2017
2350 Visualizações

Quem nunca foi mordido por pernilongos e ficou com a pele cheia de erupções? Além de estranhos, esses protuberâncias na pele podem causar uma coceira incontrolável. Você já se perguntou por que isso acontece?

Em linhas gerais, a picada do pernilongo é interpretada pelo corpo como uma espécie de invasão. As substâncias que são injetadas na nossa pele nesse momento viram alvo do sistema de defesa do corpo – o sistema imunológico. Logo, os soldados da nossa linha de defesa corporal (linfócitos) atacam os invasores, auxiliados por substâncias liberadas pelos mastócitos. Uma delas é a histamina.

O papel da histamina

Esta substância é a principal responsável pela coceira. Ela dilata os vasos sanguíneos para aumentar a circulação do sangue no local da invasão. Em contrapartida, a substância, produzida em exagero, acelera as funções corporais e irrita a pele, causando as irritantes coceiras.

Se você reconheceu o nome dessa substância por causa de um famoso medicamento para alergias, você já deve ter entendido a relação deste com a histamina. Remédios anti-alérgicos geralmente atuam na regulação da liberação da histamina pela diminuição dos vasos sanguíneos. Esses remédios também acabam por acalmar o corpo, tornando-o mais lento, o que explica a sonolência tipicamente causada por esse medicamento.

Como se livrar da coceira

Existem inúmeras formas de acabar com essa sensação incômoda. Contudo, todas elas demandam alguma paciência, porque mesmo que algumas sejam imediatas, a coceira só vai terminar quando o processo de inflamação acabar. Evite coçar para que não haja infecções bacterianas decorrentes do contato da sua unha com o local. Aí vão algumas sugestões que podem te ajudar a amenizar esse incômodo:

  • Aplique uma compressa de água fria ou gelo na pele;
  • Utilize pomadas anti sépticas, anti-histamínicas e outras substâncias sugeridas pelo farmacêutico ou médico;
  • Use produtos naturais como a babosa, o manjericão, o óleo de lavanda e o óleo de melaleuca;
  • Em vez de coçar com as unhas, pressione a área com tapas ou com algodão embebido em álcool.

Aja na causa dessas coceiras. Elimine esses insetos da sua casa. Aprenda como acabar com eles nesse post e acesse o site do Inset System para conhecer os nossos serviços de dedetização, descupinização e desratização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *