6 maneiras de combater as traças e proteger roupas e livros

15 fevereiro 2017
9229 Visualizações

Não há nada mais irritante do que fazer a arrumação anual da estante e ver seus queridos livros destruídos pelas traças. Mas nada está perdido nessa vida.

O clima quente e com umidade transforma as casas em criadouros de traças. As traças fêmeas, insetos pequenos e de um marrom prateado, colocam os ovos que parecem grãos de arroz em lugares escuros, quentes e úmidos, e as larvinhas se alimentam de fibras naturais nas roupas, nos tapetes e nos livros. Mas você pode acabar com isso já!

Não é preciso jogar os livros nem as roupas fora. Antes que você corra até o telefone para ligar para a dedetizadora e morra numa grana, dê uma olhadinha aqui no que você pode fazer para acabar com as traças.

Você também pode aproveitar e arrumar os armários para livrar suas roupas dessas pragas.

  • Deixe as janelas abertas o máximo de tempo possível para ajudar na circulação de ar.
  • Mantenha sua roupas de segunda mão em plásticos até poder lavá-las bem.
  • De dia, ao ar livre, sacuda as roupas uma vez por mês para desalojar as larvas, que vivem mais ou menos por três semanas. Bata tapetes e almofadas da mesma forma. O atrito destrói os ovos e as larvas se soltam à luz do sol.
  • Aspire as roupas para retirar os ovos das fibras. Lembre-se de descartar o saco de poeira. Aspire carpetes com regularidade, especialmente atrás de equipamentos que aquecem e embaixo das camas.
  • Traças adoram tecidos sujos. Assim, sempre lave bem as suas roupas na máquina (o ideal é que a água esteja acima dos 45 graus, para matar as larvas) ou lave a seco antes de guardá-las. Uma vez limpas, coloque as suas roupas favoritas em sacos plásticos selados.
  • Tente usar repelente químicos. Naftalina funciona, mas só se for colocada num local onde o gás liberado possa chegar a uma alta concentração. Na maior parte das vezes, o cheiro também entranha nas roupas. Tente soluções mais naturais, como cedro. Você pode comprar blocos ou raspas de cedro, ou cabides e bolinhas de cedro em lojas especializadas ou on-line.

Por falar em soluções naturais, que tal produzir você mesmo sachês de ervas supercheirosos? Cravo-da-índia, folhas de louro, eucalipto, alfazema, camomila, pau de canela esmigalhado e hortelã-pimenta são armas úteis no combate a traças. Para uma eficácia maior, aperte o sachê de vez em quando ou dê uma sacudida para exalar mais perfume.

Inset System: Orçamento grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *