Dúvidas sobre dedetização em condomínios

26 abril 2017
2315 Visualizações

A melhor arma no controle de pragas em condomínios é a conscientização. Dos anos 40 em diante, houve uma proliferação no uso de empresas de dedetização no combate às pragas urbanas mais comuns nos condomínios residenciais. Porém dedetizar, embora seja de suma importância, não é o bastante. É preciso que os condôminos, o síndico, toda a população envolvida se responsabilizem e ajam com consciência no dia a dia. Só assim os benefícios do controle de pragas se estenderão por mais tempo, protegendo a saúde e contribuindo para o bem estar de todos.

Saiba mais para fazer a sua parte.

1 – Por que deve-se fazer dedetização a cada seis meses?

Os insetos que invadem os condomínios, principalmente as baratas, tem um ciclo de proliferação de 20 a 30 dias. O produto aplicado tem um efeito residual muito ativo nos primeiros 180 dias. O controle semestral é o mais recomendado por proteger melhor o condomínio.

2 – Como deve funcionar o controle de pragas num condomínio? Existem medidas internas que possam colaborar?

É muito importante que as caixas de esgoto sejam uma preocupação constante. Precisam estar sempre bem vedadas, com tampas adequadas. O mesmo é recomendado para as lixeiras, que devem ser fechadas e lavadas diariamente.

As plantas do condomínio devem ser de preferência baixas, para não favorecer o aparecimento de invasores como mosquitos e pernilongos.

3 – Esse controle está relacionado à ideia da sustentabilidade?

Sim. Hoje, a parte de concentrante de inseticida está bem menor. O ideal é que se faça o menor número de aplicação com menor quantidade de resíduo químico.

4 – No controle de pragas, quais são os maiores cuidados a serem observados em um edifício, por parte do síndico?

Basicamente a periodicidade recomendada no controle das pragas, a frequência na limpeza e higienização das caixas d’agua no condomínio.

5 – O que o síndico deve considerar ao contratar uma empresa de controle de pragas e o que deve ser considerado no ato da contratação?

Em primeiro lugar ele precisa se certificar de que a empresa seja legalizada. É muito importante saber que o produto que a dedetizadora usará no seu condomínio está registrado no Ministério da Saúde.

6 – Qual medida um condomínio deve adotar se estiver próximo a terrenos baldios? Quais são as pragas mais comuns desse tipo de lugar?

As mais comuns são roedores, baratas, escorpiões e pernilongos. Se houver lagos ou água parada, o melhor mesmo é fazer contato com a prefeitura local e pedir providências. Com a dedetização, o condomínio pode fazer uma barreira química contra as invasões, mas na área do terreno baldio, infelizmente, ele não pode fazer nada.

7 – A dedetização é prejudicial à saúde humana?

Se a dedetização for empregada de forma correta, com profissionais que fazem da maneira certa, não é. É lógico que estamos trabalhando com pessoas, seres humanos e veneno. Inseticida é veneno.

8 – O mesmo se aplica a desratização?

Exato. O controle de roedores urbanos tem que ser realizado por profissionais qualificados, porque qualquer um pode comprar um raticida na esquina. Ao contratar uma empresa especializada, temos a tranquilidade de saber que o produto utilizado é registrado, qual o antídoto, e outras informações importantes.

9 – E quanto aos cupins, quais as recomendações?

Muitas vezes o síndico pede um controle de pragas, mas se esquece dos cupins. Muitas vezes, os cupins não são vistos mas, se eles estiverem presentes, podem danificar gesso, forros, causar curto-circuito e até mesmo derrubar determinadas estruturas. A recomendação é sempre que o síndico peça à empresa para fazer uma vistoria para evitar surpresas sérias, desagradáveis e onerosas.

10 – Os jardins também podem esconder perigos?

Muitos condomínios têm áreas de jardins com infestação de formigas. O jardineiro cuida do jardim, mas certamente não está usando o produto certo para acabar com essa praga. E, quando a gente vai ver, as formigas já saíram do jardim e tomaram todo o condomínio. Antes que isso aconteça, o síndico deve chamar uma empresa qualificada para combater as formigas.

Inset System: Solicite um orçamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *