Você tem problemas respiratórios? Podem ser causados pelo ácaro.

10 maio 2017
3038 Visualizações

Os ácaros encontrados no pó da casa são considerados a principal causa de alergias do aparelho respiratório.

Embora os ácaros não transmitam qualquer tipo de doença, a exposição por via respiratória a determinadas proteínas que existem no seu corpo e nos seus excrementos pode provocar o aparecimento de doenças alérgicas.Uma em cada quatro famílias tem pelo menos uma pessoa que é alérgica aos ácaros Apesar disso, um terço dos pacientes não toma nenhuma providência para tratar do problema.

Mas existem algumas formas de proteger a sua casa destes animais de dimensões microscópicas.

O que são os ácaros?

São animais microscópicos que vivem na poeira doméstica e que podem ser encontrados em tapetes, cobertores, colchões e bonecos de pelúcia. Preferem locais úmidos e com temperaturas amenas. O outono é a estação em que mais se proliferam. Alimentam-se principalmente dos restos de pele humana, que se vão se soltando do corpo por descamação e que se acumulam nas roupas da cama e colchões.

Ao longo de dois anos a proliferação de ácaros em um travesseiro pode alcançar níveis enormes. Segundo estudos, um terço do peso do travesseiro está relacionado a presença de ácaros, por isso é aconselhado que se faça a troca a cada dois anos.
Lavar o travesseiro não é uma boa solução, pois ficam úmidos e se tornam um ambiente propício à proliferação desses insetos. Caso a lavagem se fizer necessária, opte pela limpeza à seco.

Uma dica: evite travesseiros de ervas e plumas, assim como cobertores. Prefira os de látex ou espuma, ou então forre os travesseiros com capas anti-ácaros.

Saiba mais sobre os ácaros e como evitá-los

Ácaros podem estar em qualquer lugar da casa.
Os médicos afirmam que, para que haja uma reação alérgica, é preciso que a pessoa já tenha algum tipo de problema respiratório. Geralmente quem já sofre de asma ou rinite estão mais propensos aos danos provocados pelos ácaros. Por isso é tão importante, nesses casos, a limpeza geral de colchões, travesseiros, roupas de camas e etc.

Quais os sintomas da alergia aos ácaros do pó?

A alergia aos ácaros não se caracteriza apenas por um sintoma. Os seus efeitos podem ser variados. Nas formas mais moderadas, a pessoa pode sofrer apenas de obstrução ou corrimento nasal. Nas alergias moderadas a graves podem ocorrer outros sintomas, tais como olhos lacrimejantes, irritação cutânea, espirros e ataques de asma.

Cuidados com animais de estimação

Um conselho para quem tem um pet em casa é sempre manter o bichinho limpo. Limpe as patas quando voltar da rua, de preferência com água e sabão neutro ou com lenço umedecido. Em casa de pessoas alérgicas o mais indicado é que se dê banho no animal pelo menos uma vez por semana.

Combate ao Ácaro

É praticamente impossível eliminar todos os ácaros do ambiente doméstico, mas a população pode permanecer sob níveis bem baixos com a manutenção de um espaço limpo, seco e arejado todos os dias.
A dedetização contra ácaros, realizada por uma empresa especializada é a melhor forma de garantir um ambiente saudável para sua casa.
Faça contato conosco e solicite um orçamento grátis.
Sua saúde deve estar em primeiro lugar!

Inset System: Solicite um orçamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *