Entenda o que é desinsetização

16 novembro 2016
3512 Visualizações

A palavra mais correta atualmente para significar controle de pragas urbanas é desinsetização, e não dedetização. Essa última denominação remete ao DDT, inseticida muito utilizado na década de 1970 e que foi banido do mercado devido sua alta toxicidade e persistência no ambiente.

Não à contaminação

Desinsetização é uma atividade de extrema importância para nossa saúde e o ambiente em que vivemos. A atividade de desinsetização tem como objetivo básico garantir que o ambiente e os produtos que consumimos (alimentícios, farmacêuticos, higiênicos, lazer, vestuário e outros) estejam livres de contaminações causadas por insetos, roedores, pássaros, animais silvestres e outras pragas urbanas.

Em ambientes residenciais e comerciais a desinsetização vai além da aplicação de produtos químicos para eliminação de pragas urbanas. Para exercer tal atividade é necessária a atribuição da responsabilidade técnica do serviço a um profissional legalmente habilitado e devidamente registrado em seu conselho de classe.

O Ministério da Saúde, apoiado por seus órgãos competentes, determina que, para a desinsetização em residências ou qualquer estabelecimento comercial, as empresas dedetizadoras devem utilizar produtos registrados para este fim (domissanitários). Tais produtos são de uso profissional e não podem ser vendidos diretamente ao consumidor.

O fim da desinsetização feita por curiosos

A era da desinsetização amadora está com os dias contados. Diferentemente de décadas passadas, atualmente há legislação que garante ao consumidor uma série de direito. Com aumento do grau de exigências, o mercado de desinsetização vem se desenvolvendo e qualificando, especialmente em indústrias, levando às empresas a cumprir várias normativas e leis Federais, Estaduais e Municipais.

Estas exigências acabaram por retirar do mercado os famosos “Zé Bombinhas”, aquelas pessoas que realizavam o procedimento de forma generalista, sem critério, colocando em risco as pessoas e o meio ambiente.
Que produtos são usados na desinsetização?

Existem vários produtos inseticidas, a maioria deles aerossóis, iscas para baratas e formigas e iscas para roedores. Alguns são encontrados em supermercado, para uso residencial, e podem ser aplicados por leigos, de acordo com instruções da embalagem.

Entre as principais formulações de uso profissional utilizadas na desinsetização existem inseticidas nas formulações líquida, pó e gel, além das iscas raticidas granuladas ou em pó.

A escolha do produto adequado e da forma de aplicação dos venenos está relacionada principalmente com a praga a ser combatida, com as características da infestação e do local a ser desinsetizado. Entre os equipamentos utilizados pelas empresas especializadas podemos citar pulverizadores costais, polvilhadeiras e pistolas de gel.

O que fazer antes e após a desinsetização.

Antes de iniciar o processo de desinsetização, recomenda-se que o local esteja limpo. Esse cuidado garante que o inseticida alcance seu objetivo e forme uma camada residual sobre as superfícies tratadas, tornando o tratamento mais eficiente e duradouro.

Animais de estimação devem ser retirados do local e os moradores só devem voltar às suas residências após o tempo pré-estabelecido pelo fabricante do produto, descrito na ficha de segurança ou rótulo do inseticida. Geralmente o período recomendado é em torno de 4 a 6 horas. Para inseticida na formulação gel não há necessidade que o morador deixe o local, pois a aplicação é localizada e não coloca em riscos moradores ou animais.

Antes do tratamento químico, devemos ter certeza de que todos os alimentos estejam guardados em locais fechados ou embalados, para evitar qualquer tipo de contaminação. Alimentos expostos devem ser descartados e utensílios devem ser cuidadosamente lavados após a desinsetização.

Não faça limpeza pesada após a desinsetização, pelo menos nos primeiros dias. Durante este período os insetos que estão escondidos em locais de difícil acesso, costumam sair para se alimentar e, nessa hora, entram em contato com o produto e morrem.

Manipule o produto de forma correta

O primeiro passo para uma desinsetização eficaz é a escolha do inseticida certo para combater determinado tipo de praga. Atualmente o mercado disponibiliza vários produtos, de diferentes grupos químicos, específicos para uso em residências. Eles são bastante seguros para quem aplica, para os residentes, animais e para o meio ambiente.

Muitos desses inseticidas não possuem odor e são considerados pouco tóxicos a animais. No entanto, muita atenção com peixes, aves e tanques, pois nestes casos os produtos podem ser fatais. Caso adquira produtos de uso domésticos, aqueles que são encontrados em supermercados, é sempre importante dar atenção as informações contidas no rótulo antes de iniciar a aplicação.

No caso de iscas raticidas, também devemos ter cuidado. Devem ser utilizadas com segurança para evitar acidentes com animais e crianças, mesmo que já existam produtos com substâncias amargas para evitar a ingestão humana. Em caso de suspeita de qualquer tipo de intoxicação, deve-se procurar sempre o apoio médico mais próximo ou os Centros de Controle de Intoxicação da sua região.

Qual a garantia da desinsetização?

Normalmente o prazo está entre três e seis meses para a desinsetização e desratização. No caso da descupinização, contra o ataque de cupins subterrâneos e de madeira seca, a garantia pode chegar a até dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *