Expulse ratos, moscas e baratas do seu condomínio

2 novembro 2016
1269 Visualizações

Procedimentos para Dedetização de seu Condomínio

Todo o ambiente é vulnerável às pragas. Especificamente em condomínios, baratas, ratos e moscas são atraídos pelo lixo gerado pelos moradores e por restos de materiais de obras acumulados nas áreas comuns.

Portanto, os moradores devem ter cuidados diários como manter as residências limpas, não acumular objetos sem uso, além de acondicionar e fechar o lixo doméstico. Limpeza é fundamental!

Dicas importantes para um ambiente saudável

O controle de pragas precisa ser realizado em todo tipo de condomínio – residencial e comercial – por uma empresa especializada.

Felizmente, o costume de se colocar o porteiro ou zelador para fazer o serviço de dedetização está ultrapassado. Ao invés de economizar, os condomínios tinham enormes prejuízos com ações trabalhistas por desvio de função e o não-pagamento de insalubridade.

Dedetização é coisa séria e precisa ser realizada por profissionais treinados para que efetivamente livre o ambiente dos riscos representados pelas pragas domésticas.

Segurança em primeiro lugar

Algumas normas de segurança devem ser seguidas, como a importância de os moradores serem avisados dos serviços a serem efetuados. Se houver controle químico líquido no ambiente também é necessário fixar cartazes alertando sobre os procedimentos realizados.

O ideal é que os moradores realizem os serviços também nos seus apartamentos. Isso permite maior controle do prédio como um todo.

Quanto a periodicidade das intervenções químicas, uma série de fatores têm influência. É necessário levar em consideração o número de apartamentos, se o condomínio é ou não residencial, grau de infestação, tipo de praga a ser controlada etc. Contudo, a recomendação é de que as visitas da empresa contratada não ultrapassem 60 dias de intervalo.

Contratando serviços de boa qualidade

O primeiro passo é realizar orçamentos apenas com empresas especializadas e com licença ambiental ativa. Desconfie de preços muito baixos. É provável que estas empresas utilizem produtos de baixa qualidade ou mão de obra pouco qualificada.
Importante também é verificar se a empresa possui um técnico responsável atuante. Além de checar a documentação da empresa, contratar o serviço e exigir sempre que em cada visita seja entregue um comprovante de execução do serviço.
A qualificação, quantificação de profissionais e a metodologia a ser empregada na dedetização também são pontos fundamentais para a preservação do meio ambiente e a preservação da saúde dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *