Traças. Resolva esse problema com receitas simples

22 março 2017
12585 Visualizações

Estava se vestindo e se deu conta que a sua camisola tinha um buraco? Sem dúvida, a culpada é uma traça, a pior inimiga dos seus armários. As larvas destes pequenos insetos estragam os tecidos da sua roupa, e como diz o ditado, melhor prevenir que remediar. Por isso antes que tenha surpresas desagradáveis, leia até o fim e saiba mais sobre as pequenas ações que ajudarão você a evitar as traças.

Como é que as traças-de-roupa comem tecidos?

As traças das roupas mais comuns pertencem à família dos Tineídeos, tais como Tineola bisselliella, Tinea pellionella, etc. Elas se alimentam de diversos materiais, como lã, peles, penas e outros tecidos secos de animais. Esses tecidos são constituídos principalmente de queratina, proteína que o homem e outros mamíferos não podem digerir.

Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa, culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam. É estranho pensar nisso, mas uma traça-de-roupa adulta não come sua roupa.

Esse privilégio é reservado aos insetos no estágio de larva, que dura até a segunda semana de vida, em média. O problema começa no momento em que a fêmea deposita, em um pedaço de tecido, uma carga de ovos que pode variar de cinquenta a até mil ovos de uma só vez. As mariposas precisam de queratina em sua alimentação, razão pela qual depositam os ovos em tecidos de origem animal, tais como lã, peles e casimira. Este tipo de roupa é alvo das traças-de-roupa. Como a queratina também existe nos pelos e cabelos, explica-se porque também encontramos esses insetos em pessoas cuja higiene é pior do que o interior de um armário fechado.

Tecidos sintéticos não são apetitosos para as traças

A modernização da indústria têxtil representa uma segurança para os humanos e diminuição da oferta alimentar para os insetos. As larvas não comem os modernos tecidos sintéticos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que interesse às larvas. Ao contrário das mariposas “comuns”, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão. O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos.

Como combater as traças dentro de casa?

Nunca é demais repetir que a melhor forma para não ter traças em casa é evitar que apareçam, seja na roupa como nos alimentos. Para isso, é fundamental:

  • Manter os armários e despensas limpos e desinfetados.
  • Guardar as roupas limpas.
  • Desfazer-se da roupa atacada pelas traças.
  • Evitar o excesso de umidade em casa.
  • Não guardar alimentos fora da validade ou estragados.

Outros remédios para acabar com as traças

  • Para proteger a sua roupa antes de a guardar, esfregar as peças numa mistura de cânfora branca e meia xícara de álcool vegetal.
  • Aplique um pouco de óleo de louro sobre os seus móveis de madeira, isto irá ajudar a protegê-los contra ao ataque das traças.
  • Faça uma mistura de 1/4 de xícara de folhas de alecrim, tomilho, eucalipto e cravos, coloque em uma bolsa de chá e ponha nos armários para manter suas roupa sempre perfeitas.

Mais dicas importantes

1) Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.

2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Saquinhos de lavanda também funcionam.

3) Assim que detectar uma traça, pegue imediatamente a vassoura, aspirador ou então, retire com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não deixe a traça lá esquecida, pendurada na parede.

Inset System: Orçamento grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *